Efeito neve:

"À Descoberta dos Museus da Região" - Chaves



Chegou ao fim a iniciativa “À Descoberta dos Museus da Região”, organizada pelo Museu da Região Flaviense e nada melhor do que terminar este roteiro de visitas com o “nosso” museu de Chaves.




A Rede de Museus Municipais – Museu da Região Flaviense é constituída por 4 núcleos: Arqueologia e Pré-História; História Militar; Arte Sacra e História dos Transportes Ferroviários.

O grupo de crianças visitou no dia 6 de Agosto os 2 principais núcleos da Rede de Museus Municipais, pois apesar de serem do concelho de Chaves, alguns deles ainda não conheciam estes espaços.

A aventura pelo passado começou com uma visita guiada pela colecção da Idade dos Metais e da Época Romana, onde as crianças aprenderam sobre o modo de vida e o quotidiano dos povos que viveram nestes dois períodos.






De seguida visitamos a Torre de Menagem, à qual o imaginário das crianças frequentemente relaciona com o tempo de reis e princesas. Neste espaço está instalado o núcleo militar, no qual o grupo pôde ver objectos ligados à História Militar Portuguesa, como espadas, uma armadura, fardas, pistolas e uma grande variedade de armamento.






Decorridas as visitas, partimos para a oficina lúdico-pedagógica de expressão plástica, onde foi apresentado um PowerPoint sobre a temática dos “vasos campaniformes” e de seguida, as crianças tentaram reproduzir em pasta de modelagem alguns dos exemplares expostos no museu. Foi um momento de estimulação criativa, pois cada um tentou dar forma e decorar os vasos a seu gosto.











Depois de tanta actividade criativa, fez-se uma breve pausa para um pequeno lanche.

Repostas as energias, as crianças visualizaram um filme sobre o Homem da Pré-História, ao qual reagiram com grande entusiasmo e curiosidade, fazendo uma série de perguntas.




No final, todas as crianças tiveram direito a receber um diploma de participação na actividade dos museus.

Esta iniciativa revelou-se uma experiência positiva e enriquecedora, que ajudou a povoar o imaginário das crianças, a estimular a sua criatividade e a cultivar o gosto pelo património e pela cultura em geral, permitindo, ao mesmo tempo, conhecer outros museus da região e outros tipos de acervo museológico num ambiente de aprendizagem lúdico e não formal, que complementou o período de férias escolares.

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

"À Descoberta dos Museus da Região" - Montalegre



 
Mais um espaço a visitar na iniciativa “À Descoberta dos Museus da Região”, organizada pelo Museu da Região Flaviense. Desta vez, o contemplado foi o Ecomuseu do Barroso, em Montalegre, no dia 4 de Agosto.




Neste espaço, as crianças puderam conhecer o património cultural e natural da região barrosã, desde animais, rochas, festividades, tradições, monumentos, gastronomia, entre outros.

À chegada o grupo foi recebido pelos guias do museu, que nos levaram a ver um pequeno filme sobre a região, de seguida visitamos a horta, onde aprendemos alguns dos benefícios das plantas, depois passamos pela loja do museu onde alguns meninos aproveitaram para trazer algumas lembranças e por fim fomos visitar as restantes salas do museu.





A visita às salas foi feita de forma diferente, através da descoberta e com a orientação de um pequeno guião, que as crianças tinham que ir preenchendo à medida que avançavam na colecção. No final quem acertou mais respostas teve ainda direito a um prémio.






O que mais cativou as crianças neste museu foi o uso de tecnologias interactivas com ecrãs tácteis, bem como a experiência dos sentidos, pois em cada sala era necessário observar e tocar nos objectos.

Como não chegamos a experimentar o sentido do paladar dentro do museu, fizemo-lo já no exterior, num espaço à sombra, onde pudemos saborear o que de bom tínhamos levado para o lanche. É sempre um dos momentos mais aguardados pelas crianças.

Na viagem de regresso pudemos fazer alguns jogos educativos de palavras, “quantos-queres”, jogo do stop, “o enforcado”, etc.

Chegava ao fim mais um dia de aventura, onde as crianças se divertiram, conheceram coisas novas e aprenderam brincando.



___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

"À Descoberta dos Museus da Região" - Boticas



O terceiro espaço a visitar na iniciativa “À Descoberta dos Museus da Região”, organizada pelo Museu da Região Flaviense, foi o Museu Rural de Boticas, no dia 2 de Agosto.




Como o nome indica, este museu encontra-se ligado à ruralidade, às raízes da sociedade rural barrosã.

À chegada fomos recebidos pela guia do museu, que nos ofereceu um “saquinho” com desdobráveis sobre o concelho, e que nos orientou a visita, respondendo a todas as dúvidas das crianças.

Neste espaço as crianças puderam observar um pequeno espólio de peças ligadas à arqueologia, que o museu conserva, conhecer alguns instrumentos ligados à agricultura, à ruralidade, às tradições e costumes das aldeias do concelho.

A pequenada ficou impressionada como todas as tarefas ligadas ao campo eram feitas à mão ou com recurso a animais, pois hoje em dia estão habituadas a ver este tipo de trabalhos ser feito por máquinas. Também acabaram por reconhecer alguns dos objectos expostos, que já tinham visto em casa dos avós e de alguns familiares.






Outro dos aspectos que chamou a atenção das crianças foi a figura emblemática de S. Cristóvão pelo seu imponente tamanho.




Mais uma vez, chegada a hora do lanche, procuramos um bonito espaço verde. Encontramos, então, um belo espaço relvado com bancos de pedra, atravessado por um pequeno ribeiro cheio de peixes e alguns patos, que as crianças adoraram ver. Houve ainda tempo para esticar o “esqueleto” num parque infantil que havia alí no jardim e que fez a delícia dos mais novos.

Na viagem de regresso as crianças fizeram alguns jogos educativos de palavras, “máquina da verdade”, cartas, etc.

Foi mais um dia de aventura e aprendizagem.

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

Peça do Mês de Agosto - 2010 - Armadura do séc. XVII



Designação: Armadura do séc. XVII

Descrição: Armadura constituída por Elmo, Gorgeira, Couraça, Braçais, Ombreiras, Manopolas, Escarcela, Joelheiras, Grevas, Sapatas.

Função: Vestimenta de metal usada por soldados e guerreiros para protecção pessoal a armas brancas durante uma batalha.

Período: Época Moderna; séc. XVII

Exposição: Núcleo de História Militar (Torre de Menagem)





Todos os meses, o blogue do Museu da Região Flaviense tem uma peça do seu espólio em destaque, para que possa conhecer melhor a nossa colecção museológica.


Visite também a peça em destaque dos meses anteriores:

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais