Efeito neve:

II Concurso Nacional “Melhor Blog de Animação Sociocultural 2010”







O Museu da Região Flaviense, através do blog do Serviço Educativo, pretende entrar pela primeira vez na corrida ao II Concurso Nacional “Melhor Blog de Animação Sociocultural 2010”, na categoria de Melhor Blog Colectivo, promovido pela APDASC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural).

Apelamos deste já ao seu voto, pois poderá fazer toda a diferença. Se considerar o nosso blog merecedor do seu voto, poderá votar no Fórum da APDASC, em: http://animusforum.forumvila.com/, entre 01 e 31 de Outubro de 2010.

Nota: Ao entrar no Fórum tem que efectuar o registo para poder votar.

Consulte aqui mais informações sobre o concurso:
 http://melhorblogasc2010.blogspot.com/

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

Jornadas Europeias do Património - 2010


Baluarte do Cavaleiro



As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.

O Município de Chaves, tal como em anos anteriores, não poderia deixar de associar-se a esta iniciativa através da realização de um concerto musical, “MITORGA”, que decorreu no dia 25 de Setembro (sábado) pelas 21h30, no Baluarte do Cavaleiro.

Para além do concerto musical, o evento contou ainda com uma projecção que deu a conhecer ao público o percurso amuralhado da cidade de Chaves.

Com esta iniciativa, o Município pretendeu dar a conhecer o Baluarte do Cavaleiro, datado do séc. XVII, e parte integrante do sistema de muralhas existente na cidade de Chaves, recentemente intervencionado aquando da reconstrução do pano de muralha.




___________________________________________


Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

Peça do Mês de Setembro - 2010 - Pluvial





Designação: Pluvial ou capa de asperges

Descrição: Manto aberto na parte frontal de cor vermelha e decorado a dourado, que servia para proteger o sacerdote contra o frio e a chuva. Apresenta decoração na parte de trás de modo a fazer lembrar o antigo capuz que era usado na Idade Média.

Função: Paramento litúrgico do clero usado sobretudo no exterior em procissões, mas também dentro das igrejas para bençãos e aspersões com água benta, casamentos e outros ofícios solenes.

História: Esta veste deriva da casula, capa clerical e monástica dos séculos VIII e IX, que por comodidade e para melhor se adaptar aos actos litúrgicos realizados fora dos templos e portanto sujeitos à chuva foi rasgada na parte frontal e colocado um apêndice de capuz. O capuz desde o século XI era só um ornamento, o que aumentou no século XVII até à metade da veste.O apêndice, que ainda hoje conserva ao meio na parte de atrás, representa o antigo capuz.

Exposição: Museu de Arte Sacra da Região Flaviense (Igreja de Santa Maria Maior).





Todos os meses, o blogue do Museu da Região Flaviense tem uma peça do seu espólio em destaque, para que possa conhecer melhor a nossa colecção museológica.


Visite também a peça em destaque dos meses anteriores:

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais