Efeito neve:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Um Património Vivo 2011







Terminou no dia 6 de Abril mais uma actividade no âmbito do Projecto “Viver a Escola”, que contou com a participação de aproximadamente 500 crianças do ensino pré-escolar. “Um Património Vivo” teve lugar no Núcleo de Arqueologia e Pré-História do Museu da Região Flaviense pelo terceiro ano consecutivo, uma iniciativa organizada pelo Município, em que participaram aproximadamente quarenta salas de aula.

A actividade teve início com a visualização de um filme animado - “Era uma Vez o Homem” – através do qual as crianças puderam aprender o que é a arte rupestre, que cores e materiais eram usados pelo homem, bem como os motivos que eram representados nas suas pinturas. Num segundo momento, uma personagem do filme lançou uma missão, à qual os participantes responderam com entusiasmo pintando em esferovite os animais caçados na pré-história e deixando a marca da sua mão pintada na parede. No final, para complementar a acção realizou-se uma visita guiada ao espólio do museu, onde as crianças puderam tomar contacto com alguns vestígios de arte rupestre da Região Flaviense.

A iniciativa pretendeu explorar de forma lúdica e pedagógica a temática da Arte na Pré-história, bem como incutir desde cedo nas crianças uma educação patrimonial e estimular as suas capacidades intelectuais, como a imaginação e a criatividade.

Fique com algumas imagem da actividade.







___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.