Efeito neve:

segunda-feira, 8 de março de 2010

Projecto "Viver a Escola"


Um Património Vivo:


O Museu da Região Flaviense, em colaboração com o projecto “Viver a Escola” da Divisão de Educação e Desporto, tem a decorrer desde o dia 1 de Março a acção “Um Património Vivo”, dirigida aos Jardins de Infância do concelho.

A acção inicia-se com a visualização de uma projecção infantil, que se serve dos objectos do Museu para transportar o imaginário das crianças para a época castreja, tentando dar a conhecer o modo de vida, habitações, utensílios e actividades de então. Dando especial relevo à temática da divisão social do trabalho, que se começa a evidenciar nesta época, tentando contrapor “as profissões de ontem com as de hoje”.

Num segundo momento, as crianças participam numa oficina lúdico-pedagógica de expressão plástica, onde são convidadas a criar e produzir objectos de adorno de inspiração castreja em pasta de modelagem e outros materiais. É abordado o significado destes objectos, bem como quem os usava e com que funções.


Por fim, é feita uma visita guiada ao espólio do Museu, onde as crianças são desafiadas a descobrir que peças da exposição foram vistas aquando da projecção.

A iniciativa visa dar a conhecer o quotidiano, o modo de vida e as actividades das populações castrejas do Norte de Portugal, revelar o Património Cultural local, divulgar as colecções Pré-Romanas do Museu, estimular a curiosidade pelos espaços museológicos e dinamizar o Museu e suas colecções envolvendo as escolas, criando uma relação de cumplicidade.

Fique com alguns momentos desta iniciativa.




___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.