Efeito neve:

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Peça do Mês de Setembro - 2010 - Pluvial





Designação: Pluvial ou capa de asperges

Descrição: Manto aberto na parte frontal de cor vermelha e decorado a dourado, que servia para proteger o sacerdote contra o frio e a chuva. Apresenta decoração na parte de trás de modo a fazer lembrar o antigo capuz que era usado na Idade Média.

Função: Paramento litúrgico do clero usado sobretudo no exterior em procissões, mas também dentro das igrejas para bençãos e aspersões com água benta, casamentos e outros ofícios solenes.

História: Esta veste deriva da casula, capa clerical e monástica dos séculos VIII e IX, que por comodidade e para melhor se adaptar aos actos litúrgicos realizados fora dos templos e portanto sujeitos à chuva foi rasgada na parte frontal e colocado um apêndice de capuz. O capuz desde o século XI era só um ornamento, o que aumentou no século XVII até à metade da veste.O apêndice, que ainda hoje conserva ao meio na parte de atrás, representa o antigo capuz.

Exposição: Museu de Arte Sacra da Região Flaviense (Igreja de Santa Maria Maior).





Todos os meses, o blogue do Museu da Região Flaviense tem uma peça do seu espólio em destaque, para que possa conhecer melhor a nossa colecção museológica.


Visite também a peça em destaque dos meses anteriores:

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.