Efeito neve:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"À Descoberta dos Museus da Região" - Chaves



Chegou ao fim a iniciativa “À Descoberta dos Museus da Região”, organizada pelo Museu da Região Flaviense e nada melhor do que terminar este roteiro de visitas com o “nosso” museu de Chaves.




A Rede de Museus Municipais – Museu da Região Flaviense é constituída por 4 núcleos: Arqueologia e Pré-História; História Militar; Arte Sacra e História dos Transportes Ferroviários.

O grupo de crianças visitou no dia 6 de Agosto os 2 principais núcleos da Rede de Museus Municipais, pois apesar de serem do concelho de Chaves, alguns deles ainda não conheciam estes espaços.

A aventura pelo passado começou com uma visita guiada pela colecção da Idade dos Metais e da Época Romana, onde as crianças aprenderam sobre o modo de vida e o quotidiano dos povos que viveram nestes dois períodos.






De seguida visitamos a Torre de Menagem, à qual o imaginário das crianças frequentemente relaciona com o tempo de reis e princesas. Neste espaço está instalado o núcleo militar, no qual o grupo pôde ver objectos ligados à História Militar Portuguesa, como espadas, uma armadura, fardas, pistolas e uma grande variedade de armamento.






Decorridas as visitas, partimos para a oficina lúdico-pedagógica de expressão plástica, onde foi apresentado um PowerPoint sobre a temática dos “vasos campaniformes” e de seguida, as crianças tentaram reproduzir em pasta de modelagem alguns dos exemplares expostos no museu. Foi um momento de estimulação criativa, pois cada um tentou dar forma e decorar os vasos a seu gosto.











Depois de tanta actividade criativa, fez-se uma breve pausa para um pequeno lanche.

Repostas as energias, as crianças visualizaram um filme sobre o Homem da Pré-História, ao qual reagiram com grande entusiasmo e curiosidade, fazendo uma série de perguntas.




No final, todas as crianças tiveram direito a receber um diploma de participação na actividade dos museus.

Esta iniciativa revelou-se uma experiência positiva e enriquecedora, que ajudou a povoar o imaginário das crianças, a estimular a sua criatividade e a cultivar o gosto pelo património e pela cultura em geral, permitindo, ao mesmo tempo, conhecer outros museus da região e outros tipos de acervo museológico num ambiente de aprendizagem lúdico e não formal, que complementou o período de férias escolares.

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.