Chaves
Cidade Património:
A origem de Chaves perde-se na longevidade do seu remoto passado, anterior mesmo ao antigo triunfo de Aquae Flaviae, à Xavias Medieval e às várias vicissitudes que teve de enfrentar ao longo da História.

De grande evidência são os vestígios da civilização romana, memórias vivas da importância estratégica que o vale de Chaves possuía devido à sua veiga fértil, à riqueza aurífera dos seus solos, às suas águas termais e à sua localização estratégica. Sem esquecer também que Chaves foi o berço da impressão dos dois primeiros incunábulos em língua portuguesa.
De modo a perpetuar tais memórias, sentiu-se a necessidade de criação de uma Rede de Museus Municipais, intitulada “Museu da Região Flaviense”, que tivesse como função, não só a conservação, mas também, a exposição e dinamização do património cultural da região, de modo, a afirmar e atestar a identidade cultural local e os valores da memória colectiva da comunidade flaviense.
Neste sentido, o programa cultural da cidade de Chaves tem apostado na implantação e dinamização de quatro núcleos museológicos diferentes, de modo, a dar a conhecer e divulgar à população flaviense e a todos quantos visitem estas terras, o seu património histórico-cultural.
Destaca-se, então, o papel desenvolvido pelos núcleos museológicos temáticos, nomeadamente o Núcleo de Arqueologia e Pré-História, que encabeça a rede, o Núcleo de História Militar, o Núcleo de História dos Transportes Ferroviários e o Núcleo de Arte Sacra.
Convidámo-lo desde já a uma visita pelos nossos Museus.
___________________________________________
Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.