Efeito neve:

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Chaves


Cidade Património:

A origem de Chaves perde-se na longevidade do seu remoto passado, anterior mesmo ao antigo triunfo de Aquae Flaviae, à Xavias Medieval e às várias vicissitudes que teve de enfrentar ao longo da História.

Chaves, situada privilegiadamente no coração do Alto Tâmega, foi desde muito cedo um espaço cobiçado por povos, que ao longo da História fizeram deste o seu assentamento e no qual criaram raízes fecundas. Os testemunhos da presença humana na região datam de há milhares de anos, possivelmente mesmo do longínquo Paleolítico, como prova a Ciência com os vestígios das gravuras rupestres. Mais numerosos são os artefactos do Neolítico e da Idade dos Metais com destaque para os povoados castrejos, alcandorados no alto dos montes e destronados pelas legiões romanas.

De grande evidência são os vestígios da civilização romana, memórias vivas da importância estratégica que o vale de Chaves possuía devido à sua veiga fértil, à riqueza aurífera dos seus solos, às suas águas termais e à sua localização estratégica. Sem esquecer também que Chaves foi o berço da impressão dos dois primeiros incunábulos em língua portuguesa.

Um curto passeio pelo centro histórico permite admirar este manancial de vestígios deixados pelos vários povos ao longo dos tempos, desde as Termas Romanas, à milenar Ponte de Trajano, às típicas varandas medievais da Rua Direita, ao Pelourinho, às Igrejas de Santa Maria Maior e da Misericórdia pinceladas a românico e barroco, aos Fortes de S. Francisco e S. Neutel.
De modo a perpetuar tais memórias, sentiu-se a necessidade de criação de uma Rede de Museus Municipais, intitulada “Museu da Região Flaviense”, que tivesse como função, não só a conservação, mas também, a exposição e dinamização do património cultural da região, de modo, a afirmar e atestar a identidade cultural local e os valores da memória colectiva da comunidade flaviense.

Neste sentido, o programa cultural da cidade de Chaves tem apostado na implantação e dinamização de quatro núcleos museológicos diferentes, de modo, a dar a conhecer e divulgar à população flaviense e a todos quantos visitem estas terras, o seu património histórico-cultural.

Destaca-se, então, o papel desenvolvido pelos núcleos museológicos temáticos, nomeadamente o Núcleo de Arqueologia e Pré-História, que encabeça a rede, o Núcleo de História Militar, o Núcleo de História dos Transportes Ferroviários e o Núcleo de Arte Sacra.

Convidámo-lo desde já a uma visita pelos nossos Museus.

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.