Efeito neve:

quarta-feira, 28 de julho de 2010

“À Descoberta dos Museus da Região” – Vila Real



A Rede de Museus Municipais – Museu da Região Flaviense já deu início à actividade “À Descoberta dos Museus da Região”, com o objectivo de dar a conhecer e divulgar o património museológico da região de uma forma lúdica, descontraída e pedagógica.

O primeiro espaço a visitar foi o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, no dia 27 de Julho.




A colecção em exposição é essencialmente constituída por objectos arqueológicos e de numismática, recolhidos ao longo de trinta anos pelo Padre Parente nos distritos de Vila Real e Bragança.

No rés-do-chão as crianças puderam observar objectos ligados ao Megalitismo, à Idade dos Metais e ao domínio do território pelo Império Romano. Os objectos estavam acompanhados por maquetas de uma anta ou dólmen, bem como do Santuário de Panóias que as crianças adoraram.





Já o 1.º piso encontrava-se dedicado à numismática. A grande maioria das moedas pertencia à época do Império Romano, ainda assim, também se puderam ver algumas moedas gregas, uma cartaginesa, hispano-romanas, ibero-romanas, luso-romanas, bizantinas e visigóticas.

Foi com grande entusiasmo e curiosidade que as crianças exploraram o espaço, tiraram fotografias às peças em exposição e fizeram “mil e uma perguntas” sobre o que estavam a observar.

Bem, com tanta actividade, o estômago já pedia uma pausa para ganharmos fôlego para a viagem de regresso, então escolhemos um belo espaço sombreado para fazermos um lanchinho e repormos as energias.




Na viagem de regresso ainda pudemos fazer alguns jogos educativos, aos quais as crianças entusiasticamente aderiram: conta uma história, jogo de palavras, rimas, quantos-queres?, etc.

Como vês a brincar e a divertires-te também podes aprender. Uma visita ao museu pode ser muito divertida, basta seres criativo e deixares-te viajar no passado, tentando imaginar como viviam os nossos antepassados através dos objectos em exposição. Saber como viviam? Que aspecto tinham? A que actividades se dedicavam? Que instrumentos fabricavam? E muito mais, basta usar a imaginação...

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.