Efeito neve:

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"À Descoberta dos Museus da Região" - Boticas



O terceiro espaço a visitar na iniciativa “À Descoberta dos Museus da Região”, organizada pelo Museu da Região Flaviense, foi o Museu Rural de Boticas, no dia 2 de Agosto.




Como o nome indica, este museu encontra-se ligado à ruralidade, às raízes da sociedade rural barrosã.

À chegada fomos recebidos pela guia do museu, que nos ofereceu um “saquinho” com desdobráveis sobre o concelho, e que nos orientou a visita, respondendo a todas as dúvidas das crianças.

Neste espaço as crianças puderam observar um pequeno espólio de peças ligadas à arqueologia, que o museu conserva, conhecer alguns instrumentos ligados à agricultura, à ruralidade, às tradições e costumes das aldeias do concelho.

A pequenada ficou impressionada como todas as tarefas ligadas ao campo eram feitas à mão ou com recurso a animais, pois hoje em dia estão habituadas a ver este tipo de trabalhos ser feito por máquinas. Também acabaram por reconhecer alguns dos objectos expostos, que já tinham visto em casa dos avós e de alguns familiares.






Outro dos aspectos que chamou a atenção das crianças foi a figura emblemática de S. Cristóvão pelo seu imponente tamanho.




Mais uma vez, chegada a hora do lanche, procuramos um bonito espaço verde. Encontramos, então, um belo espaço relvado com bancos de pedra, atravessado por um pequeno ribeiro cheio de peixes e alguns patos, que as crianças adoraram ver. Houve ainda tempo para esticar o “esqueleto” num parque infantil que havia alí no jardim e que fez a delícia dos mais novos.

Na viagem de regresso as crianças fizeram alguns jogos educativos de palavras, “máquina da verdade”, cartas, etc.

Foi mais um dia de aventura e aprendizagem.

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.