Efeito neve:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"À Descoberta dos Museus da Região" - Montalegre



 
Mais um espaço a visitar na iniciativa “À Descoberta dos Museus da Região”, organizada pelo Museu da Região Flaviense. Desta vez, o contemplado foi o Ecomuseu do Barroso, em Montalegre, no dia 4 de Agosto.




Neste espaço, as crianças puderam conhecer o património cultural e natural da região barrosã, desde animais, rochas, festividades, tradições, monumentos, gastronomia, entre outros.

À chegada o grupo foi recebido pelos guias do museu, que nos levaram a ver um pequeno filme sobre a região, de seguida visitamos a horta, onde aprendemos alguns dos benefícios das plantas, depois passamos pela loja do museu onde alguns meninos aproveitaram para trazer algumas lembranças e por fim fomos visitar as restantes salas do museu.





A visita às salas foi feita de forma diferente, através da descoberta e com a orientação de um pequeno guião, que as crianças tinham que ir preenchendo à medida que avançavam na colecção. No final quem acertou mais respostas teve ainda direito a um prémio.






O que mais cativou as crianças neste museu foi o uso de tecnologias interactivas com ecrãs tácteis, bem como a experiência dos sentidos, pois em cada sala era necessário observar e tocar nos objectos.

Como não chegamos a experimentar o sentido do paladar dentro do museu, fizemo-lo já no exterior, num espaço à sombra, onde pudemos saborear o que de bom tínhamos levado para o lanche. É sempre um dos momentos mais aguardados pelas crianças.

Na viagem de regresso pudemos fazer alguns jogos educativos de palavras, “quantos-queres”, jogo do stop, “o enforcado”, etc.

Chegava ao fim mais um dia de aventura, onde as crianças se divertiram, conheceram coisas novas e aprenderam brincando.



___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.